.

.

.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Movimento Ocupa Açailândia: Esta acampado no prédio da Prefeitura a espera da prefeita.

Bairros urbanos, comunidades rurais e estudantes cobram melhorias para a cidade.

 DSC_0236

Na manha de hoje quinta manifestantes do movimento “Ocupa Açailândia”, se concentram na porta da prefeitura municipal de Açailândia para fazerem uma serie de reivindicações. Dentre as reivindicações do movimento, está a melhoria do transporte público e a luta do reassentamento do bairro Piquiá de Baixo.

A principal e mais urgente questão buscada pela manifestação, continua sendo a luta dos moradores do Piquiá de baixo pelo reassentamento de mais de 300 famílias. Até o momento, a prefeitura continua sem resolver o processo de transferências dessas famílias, mesmo com a finalização do projeto urbanístico e ação de desapropriação do terreno da nova área.

Na segunda feira dia (15) foi enviado à prefeitura DSC_0216um ofício encaminhado pela Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente da plataforma Dhesca Brasil, que cobra informações sobre o processo de reassentamento da comunidade de Piquiá de Baixo, mas a prefeitura ainda não se pronunciou sobre a questão.

O documento, entregue pela segunda vez ao poder público, prevê a diminuição dos impactos socioambientais sofridos pela comunidade oriundo das cinco siderúrgicas presentes na região. A comunidade de Piquiá de Baixo tem buscado várias formas de chamar atenção do poder público.

Além das mobilizações nas ruas da cidade, foi realizada a campanha na internet “Piquiá quer viver”, uma iniciativa da Associação Comunitária dos Moradores de Piquiá com o apoio a Aliança Internacional de Habitantes. Até o momento a campanha obteve mais 600 assinaturas de pessoas de 45 países que cobram respostas da prefeitura e do governo do Estado do Maranhão.

Segundo manifestantes estão dispostos a permanecer ocupando o prédio da prefeitura ate que a Prefeita Gleide lima Santos se dispõem em atendê-los para ouvir pessoalmente suas reivindicações, já que a mesma não compareceu em seu gabinete na manhã desta quita feira.

2 comentários :

  1. Acabei de lê em um blog que a prefeita Gleide levou uma PL a câmara no intuito de criar vagas, alegando que o prefeito anterior não havia feito isso. UM ABSURDO! aprovou uma quantidade mínima de vagas para convocarem os concursados. NÃO ADIANTA PREFEITA, ACEITA QUE DÓI MENOS. ATÉ O FINAL DO ANO QUEM ESTÁ DE EXCEDENTE VAI CORRER ATRÁS DOS SEUS DIREITOS. VC VAI FAZER O QUE? ESCONDER OS NOMEADOS IRREGULARES E OS CONTRATADOS NA SUA CASA. SABEMOS QUE SÓ ENFERMEIRO EXISTEM MAIS DE 20 CONTRATADOS E PROFESSORES ENTÃO? UMA QUANTIDADE ABSURDA.
    ACEITAQUEDOIMENOS.

    ResponderExcluir
  2. MAS QUERIA O QUE MESMO DE UMA PESSOA DESPREPARADA DE IDÉAIS TRANSLOUCADA QUE FAZ O QUE QUER NÃO RESPEITA AS LEIS CONFIADA NUMA FAMILIA ENFAME QUE HÁ DECADAS SUCATÉIA O MARANHÃO CAI FORA GLEIDE SANTOS..

    ResponderExcluir