Fonte: tual7
Seguindo o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), de que comentários publicados em endereços eletrônicos são de exclusiva responsabilidade de seus autores, o titular da Comarca de Colinas, juiz Marcelo Elias Matos, julgou improcedente a ação movida pelo major Miguel Gomes Neto, contra o autor do Blog do Luís Cardoso. A informação é do próprio blogueiro.
PERSEGUIÇÃO O jornalista e blogueiro Luis Cardoso, que recebeu em dezembro do ano passado o troféu ‘Os Melhores de 2012′, é alvo de processos de oficiais da PM/MA. Foto: Divulgação / Jornal Itaqui-Bacanga.
Para o major – que pedia a indenização de R$ 27.400,00 por danos morais, comentários feitos em uma postagem do blogueiro, sobre um suposto desvio de recursos na manutenção e conserto de viaturas da Polícia Militar do Maranhão, gerava danos morais a instituição e atingiam a sua imagem. Na decisão, porém, o magistrado apontou que não foi encontrado qualquer ofensa à moral pessoal do do militar.
‘Examinando o extrato, não verifico qualquer ofensa à moral pessoal do requerido, mas comentários gerais sem qualquer alusão individual ao trabalho à personalidade do requerente, major Miguel Gomes Neto, que em nenhum momento é citado pelo requerido ou por qualquer comentários existente no blog’.
Ainda segundo Elias Matos, não cabe a nenhum dos oficiais da PM o direito à ‘defesa da honra do Comando da Policia Militar’ do Maranhão.
‘Não obstante o conceito de ofensa à personalidade ser subjetivo, não vislumbro como um comentário geral possa causar abalo à honra individual. Ademais, a defesa da honra do Comando da Polícia Militar deve ser exercida pela Procuradoria Geral do Estado, e não individualmente pelos Comandantes’, pontou, fundamentando a decisão pela improcedência do pedido de major Miguel Neto nos termos do art. 269, inciso I, do Código de Processo Civil (CPC).
De acordo com Luis Cardoso, a respeito desta mesma postagem, também com base nos comentários, outros 27 processos foram movidos por oficiais militares, em diversas comarcas da capital do Estado e, principalmente, em município do interior.
rei desde das 7 da manha esta acontecendo uma auditoria sigilosa nas contas do ipisema o desvio passa de 5 milhões
ResponderExcluirEsses comandantes. da ppm so sucateiam a corporaçao para atender seus interesses particylares, ser comandante de batalhao hoje significa ficar rico comprar casas luxuosas chacaras caros de luxo a segurança da pipulaçao vem em segundo lugar.
ResponderExcluir