Açailândia - Transportar carne e seus derivados não é tarefa das mais fáceis. Qualquer deslize ou incidente durante o percurso pode representar risco a saúde humana, e varias contaminações que vão desde alterações de sabor, cor, textura ou de outras características do corte até a diminuição do tempo de prateleira e a inutilização do produto. Por isso, todo cuidado é pouco.
É absurda e inaceitável a situação do transporte Flagrado por um leitor no mercado municipal de Açailândia, na foto pode se ver carcaça de vários animais Porco, Boi e Carneiro misturados jogados dentro de uma carroceria aberta de uma caminhonete, sem refrigeração ou qualquer higiene e fiscalização.
Para a conservação da carne é fundamental a utilização de carro com câmara frigorifica, já que as baixas temperaturas inibe o crescimento de microrganismos que deterioram a carne. Se o produto resfriado for mantido, durante o transporte, entre 0 e 4º C, não vai haver crescimento bacteriano. Já O crescimento das bactérias é rápido se produto for armazenado ou transportado em temperatura acima de 10º C. De acordo com as normas do Ministério da Agricultura e da Saúde.
É urgente uma fiscalização no transporte de carne para os mercados públicos e casas de carne da cidade, já que além na matança na moita sem qualquer fiscalização fitossanitária o transporte clandestinio, pode esta causando dano a saúde da população de Açailândia.
Se fosse queijo já tinham batido em cima!!!!
ResponderExcluirPor que a AGED não fiscaliza isso, só se importam com o queijo?
ResponderExcluir