.

.

Curta o rei no Facebook

.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Prefeitura de Itinga lança campanha contra Dengue e HPV

No início da semana a Prefeitura de Itinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu Agentes de Endemias e Agentes de Agentes de Saúde para o lançamento das campanhas contra Dengue e HPV.

As campanhas foram abertas no município com um ciclo de palestras proferidas pelo Secretário-Adjunto da Saúde, Willian dos Santos Oliveira, pelas enfermeiras Leandra Pinheiro da Silva, Camila Moura Ribeiro, Meires Alves Costa, Andréia Newman e pelo médico Walter Maxwell. Prestigiando o evento, além da Secretária Municipal de Saúde, Marluce Lins, uma equipe da Unidade Regional da Saúde de Açailândia, formada pelo Gestor Regional, Francisco de Assis Fernandes Maia; a Coordenadora de Saúde da Mulher, da Criança, do Adolescente e do Idoso, Lindoracy Maciel da Silva e o coordenador de Sistema de Informação, Edmilson Brandão Filho.

Na oportunidade, os presentes foram informados sobre os cuidados para evitar a Dengue no município, doença comum nesse período do ano em virtude das chuvas, bem como sobre a Campanha Nacional contra HPV, lançada recentemente pelo governo federal e que deverá ser implantada em todos os municípios brasileiros.

Vale ressaltar, que a Campanha de Vacinação contra HPV começa a partir de março e inicialmente irá mobilizar as escolas públicas e privadas, onde será disponibilizada a primeira dose para meninas entre 11 e 13 anos de idade.

Até então, a vacina era ofertada apenas na rede privada. A imunização é oferecida em três doses via intramuscular: A segunda é aplicada seis meses após a primeira, e a terceira cinco anos depois. Conforme o Ministério da Saúde, a eficácia da vacina é comprovada em pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual, ainda assim, não elimina outras ações de prevenção, tais como o exame papanicolau e o uso da camisinha nas relações sexuais.

Foto de Prefeitura Municipal de Itinga do Maranhão.De acordo com a secretária de saúde, as adolescentes levarão da escola para casa uma carta com informações sobre a campanha aos pais e/ou responsáveis. Além disso, serão organizadas palestras educativas para esclarecer dúvidas sobre a doença e a imunização.

O que é HPV
É o Vírus do Papiloma Humano e está diretamente ligado ao câncer de colo do útero, a segunda maior causa de morte de mulheres por tumor no mundo, atrás apenas do de mama. Os homens também são atingidos: até 40% dos casos de câncer de pênis são causados por esse vírus, cujo contato alcança 80% da população sexualmente ativa.

0 comentários :

Postar um comentário