O vice prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, serão um dos dez homenageados hoje (26/04) pelo o Consócio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFEC), numa solenidade em grande estilo em comemoração ao seu primeiro aniversário, no Hotel Pestana, em São Luís.
Dentre as autoridades que receberão as condecorações, Juscelino Oliveira foi destacado merecidamente pelo Consórcio como o idealizador da criação do mesmo, que hoje atua em prol dos 22 municípios maranhenses, onde já conseguiram mais de R$ 90 milhões em benefícios para as comunidades que são impactadas pela ferrovia dos Carajás.
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, será reconhecido pelo empenho de ter conseguido inserir no Novo Marco Regulatório da Mineração (PL 5807/2013), os municípios maranhenses que compõe o COMEFEC e que são impactados pela referida Ferrovia.
Juscelino Oliveira destaca que pouca gente tem a ideia da importância desta grande conquista que veio através do Consórcio, pois agora nossos municípios, inclusive Açailândia, farão parte do rateio de 10% dos valores arrecadados com a Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), o que representa mais de R$ 500 milhões de reais todos os anos para estas cidades. Vale lembrar, que dentre as cidades maranhenses, Açailândia ficará com a maior fatia desse rateio, por ter a maior extensão territorial de ferrovia e por ser a mais populosa.
O vice prefeito ressalta também, que o COMEFEC não nasceu para medir forças com a gigante VALE, pelo o contrário, segundo ele, o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás quer apenas reivindicar – em forma de parceria – que esta empresa faça sua lição de casa, proporcionando em forma de contrapartida, investimentos concretos que reflitam em resultados sustetáveis e sejam compatíveis com o débito social que a VALE tem com esta população carente.
Enfim finaliza Juscelino: “embora eu não seja prefeito, me orgulho muito da minha parcela de contribuição na criação e formação desta grande ideia, mesmo com muitos pessimistas que não acreditaram que iria dar certo, porém, o COMEFEC por si só já nasceu forte com a união dos prefeitos que se enganjaram nesta luta. Ao nascer, já representa mais de 25% da população do Maranhão e com certeza este consórcio vai buscar e já está buscando, o que é de direito dos nossos municípios. A exemplo disso, é que em apenas em um ano da sua criação, o COMEFEC já começou produzir os seus primeiros frutos”.
0 comentários :
Postar um comentário