.

.

.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Juscelino Oliveira e o ministro Édison Lobão serão homenageados em solenidade do Comefec em São Luís

O vice prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira e o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, serão um dos dez homenageados hoje (26/04) pelo o Consócio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás (COMEFEC), numa solenidade em grande estilo em comemoração ao seu primeiro aniversário, no Hotel Pestana, em São Luís.

juscelino e lobãoDentre as autoridades que receberão as condecorações, Juscelino Oliveira foi destacado merecidamente pelo Consórcio como o idealizador da criação do mesmo, que hoje atua em prol dos 22 municípios maranhenses, onde já conseguiram mais de R$ 90 milhões em benefícios para as comunidades que são impactadas pela ferrovia dos Carajás.

O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, será reconhecido pelo empenho de ter conseguido inserir no Novo Marco Regulatório da Mineração (PL 5807/2013), os municípios maranhenses que compõe o COMEFEC e que são impactados pela referida Ferrovia.

Juscelino Oliveira destaca que pouca gente tem a ideia da importância desta grande conquista que veio através do Consórcio, pois agora nossos municípios, inclusive Açailândia, farão parte do rateio de 10% dos valores arrecadados com a Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem), o que representa mais de R$ 500 milhões de reais todos os anos para estas cidades. Vale lembrar, que dentre as cidades maranhenses, Açailândia ficará com a maior fatia desse rateio, por ter a maior extensão territorial de ferrovia e por ser a mais populosa.

O vice prefeito ressalta também, que o COMEFEC não nasceu para medir forças com a gigante VALE, pelo o contrário, segundo ele, o Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás quer apenas reivindicar – em forma de parceria – que esta empresa faça sua lição de casa, proporcionando em forma de contrapartida, investimentos concretos que reflitam em resultados sustetáveis e sejam compatíveis com o débito social que a VALE tem com esta população carente.

Enfim finaliza Juscelino: “embora eu não seja prefeito, me orgulho muito da minha parcela de contribuição na criação e formação desta grande ideia, mesmo com muitos pessimistas que não acreditaram que iria dar certo, porém, o COMEFEC por si só já nasceu forte com a união dos prefeitos que se enganjaram nesta luta. Ao nascer, já representa mais de 25% da população do Maranhão e com certeza este consórcio vai buscar e já está buscando, o que é de direito dos nossos municípios. A exemplo disso, é que em apenas em um ano da sua criação, o COMEFEC já começou produzir os seus primeiros frutos”.

0 comentários :

Postar um comentário