.

.

Curta o rei no Facebook

.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Mutirão do Documento atende trabalhadores rurais em Itinga

Cerca de mil pessoas foram atendidas pelo Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural durante a o evento na última terça-feira (27). O evento aconteceu no Salão do CRAS, na Av. Nicanor, onde durante todo o dia houve uma grande movimentação, tanto de trabalhadores rurais quanto de pessoas da sede do município, que também foram atendidas pelos agentes do MDA.

mutirão do documento - 1 O programa é uma Ação do MDA- Ministério do Desenvolvimento Agrário, em parceria com a prefeitura municipal e Cartório do Ofício único e teve como objetivo documentar trabalhadores rurais, mas foi também estendido às pessoas da sede do município. Quase 500 trabalhadores rurais de Itinga se beneficiaram com o PNDTR – Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. O MDA montou uma grande equipe no município e os documentos oferecidos foram: CPF, Carteira de identidade, Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho, NIT (Inscrição INSS), DAP, CCIR e Certidão SIPRA para o INSS. A Secretaria de Assistência Social deu todo apoio logístico ao evento, bem como a Secretaria de Saúde, que durante todo o dia disponibilizou uma equipe de enfermeiras para aferição de pressão e qualquer outra eventualidade.

A prefeita Vete Botelho vê o programa como uma das maiores conquistas da classe feminina ruralista, que a parti daí poderá participar do Programa Nacional de Reforma Agrária, ter acesso às políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e os programas sociais do Governo Federal e obter o DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que é o principal documento das agricultoras e agricultores familiares, podendo também emitir seu bloco de notas fiscais e abrir contas bancárias. “O PNDTR é o resgate da cidadania para as trabalhadoras rurais do nosso município” – diz a prefeita.

0 comentários :

Postar um comentário