.

.

Curta o rei no Facebook

.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Secretario de estado se reúne com o vice-prefeito e o presidente do SD de Açailândia para discutir projetos.

Na ultima sexta feria o secretario estadual de indústria e comercio, Simplicio Araújo, esteve em Açailândia onde cumpriu extensa agenda institucional, entre elas uma reunião com o vice-prefeito Juscelino Oliveira e com o presidente do Partido Solidariedade ( SD ), encontro que precedeu uma importante audiência na ACIA Associação Comercial e Industrial de Açailândia.

11009141_10200567841154344_4543714192851682273_n

No encontro foi discutida a importância de ter projetos ligados à secretaria de Indústria e Comercio do Maranhão para fortalecer a região sul do Estado e a geração de emprego e renda da cidade, sendo a construção de um Aeroporto de cargas, a instalação construção e implantação de um Distrito Industrial e a formalização de um Porto Seco Aduaneiro.

Açailândia é um importante polo agroindustrial, onde a exportação de ferro gusa gerada por cinco indústrias siderúrgicas instaladas no município se torna sua principal fonte de riqueza, que será implementtada com a partida da aciaria que agregará valor ao ferro gusa produzido na cidade, trasformando em aço. Açailândia também conta com diversos estabelecimentos comerciais dos mais diversos ramos do comércio e serviços, e possui o maior rebanho bovino do estado, o que mantem uma prospera e ainda pouco explorada cadeia produtiva da Carne.

A sede do município é privilegiada por sua localização no entroncamento da BR-010 (Belém-Brasília) com a BR-222 (que liga Açailândia com as demais regiões do Nordeste). É ainda o entroncamento da Ferrovia de Carajás com a Ferrovia Norte-Sul, constituindo-se no maior entroncamento rodo-ferroviário do Norte e Nordeste do Brasil, ligando a sul do Maranhão aos portos de Itaqui em São Luís e de Belém do Para.

A construção do aeroporto regional de Açailândia, com vocação para cargas seria um fundamental Modal de transporte para o fomento do desenvolvimento da região, podendo ligar a região sul do maranhão a todo o país e o mundo, tanto levando nossa produção quanto importando maquinas equipamentos e insumos para a crescente indústria local.

A construção do Distrito Industrial e antiga e remete a vocação Agroindustrial da cidade, que tem suas indústrias espalhadas pelo espaço urbano, necessitando da construção do Distrito, que com os incentivos oferecidos pelo governo do estado e município será um grande atrativo para indústrias de transformação tanto da cadeia produtiva do aço quanto do agro negocio.

Já o Porto Seco que nada mais é que um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou até aérea, sendo um depósito alfandegado. Onde se faz o desembaraço das cargas na importação e exportação, o projeto do Porto Seco é fundamental para todo o sul do Maranhão e Açailândia com o potencial modal da cidade.

O secretario estadual de indústria e comercio se comprometeu em priorizar as demanda de Açailândia, por intender a importância e a força do processo de industrialização da região, ao fim se colocando seu gabinete a disposição das lideranças politicas e dos empresários da cidade. E por fim convidou o vice-prefeito Juscelino Oliveira e o Presidente do Solidariedade para acompanha-lo em uma agenda na associação comercial de Açailândia.

0 comentários :

Postar um comentário