.

.

Curta o rei no Facebook

.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Programa Mais Sementes beneficia famílias no Assentamento Califórnia, em Açailândia

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (15), a distribuição de sementes de feijão do Programa Mais Sementes, no Assentamento Califórnia, em Açailândia, localizado a 540 km de São Luís.

IMG_0838

O Programa é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, que contemplará com 15 toneladas de sementes de feijão as oito cidades da regional de Açailândia, a saber: Bom Jesus das Selvas, Cidelândia, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Buriticupu e Itinga do Maranhão.

Compareceu ao evento a gestora Heldiane Aranha Corrêa e toda equipe da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (AGERPE), os técnicos em Agronomia Carla Daniele e Lucas Norte, e o ex-deputado federal, representante de Açailândia e região e atual secretário adjunto de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (SAGRIMA), Hélio Batista dos Santos.

Também marcaram presença os vereadores Fábio Pereira e Marco Aurélio, a tesoureira da Associação dos Assentados Califórnia, Maria Lucineide Fernandes Vieira, representando na oportunidade a presidente Vilanir Ribeiro de Moura, e o secretário de Agricultura do município de Açailândia Wellinton de Moura.

No total, 50 famílias do Assentamento Califórnia receberam 10 quilos de feijão cada. Outro assentamento de Açailândia, o 50 Bis, é uma das comunidades rurais que já foi beneficiada pelo programa.

“A gente só tem a agradecer ao governador Flávio e a todos que estão aqui hoje, pois estão dando muito mais que semente, estão dando a oportunidade de trabalharmos e alimentarmos nossas famílias”, afirmou o agricultor Antônio Carlos.

Outra iniciativa do governo que visa beneficiar os agricultores maranhenses é o cadastro obrigatório de todos os produtores passível de sanções, que permitirá o acesso ao crédito rural e outras vantagens, sobretudo ambientais.

Em Açailândia, quarenta pessoas irão participar do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que vai acontecer das 8 às 18 horas do dia 17 de abril, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O objetivo do curso é orientar os técnicos, agricultores e produtores rurais.

Agradecimentos e reivindicações

Os vereadores presentes parabenizaram a iniciativa do Governo Estadual e reafirmaram o pedido da pavimentação de algumas estradas vicinais que dão acesso a esses assentamentos, uma reivindicação antiga dos moradores daquela região.

IMG_0831

Ainda se tratando de estradas, os assentados reclamam que há dois anos a prefeitura de Açailândia não vem dando a devida atenção na recuperação das dessas vias, e por isso pedem apoio ao governo estadual.

“Já tem mais de dois anos que aqui dificilmente passa uma máquina. Estamos sem estradas para escoar nossa produção e às vezes é difícil até mesmo sair daqui e chegar até nossas plantações. Pedimos ajuda ao governador e ao secretário, pois estamos sofrendo muito”, lamentou o assentado José de Ribamar.

O vereador Marco Aurélio, um dos grandes apoiadores do governo de Flávio Dino, comemorou mais esta iniciativa, e explicou aos assentados a razão da demora na distribuição das sementes. “Por ter entrado uma nova gestão, o processo licitatório sofreu o atraso, no entanto, em 2016 as sementes serão disponibilizadas já no mês de janeiro para que vocês (produtores) iniciem mais cedo seus plantios”.

Presente na mesa de todos os maranhenses, o feijão é um dos principais produtos da agricultura do estado, em especial, da agricultura familiar, sendo cultivado em praticamente todos os municípios, por isso, a sementes doadas são de boa qualidade genética.

Simone Joe

0 comentários :

Postar um comentário