.

.

Curta o rei no Facebook

.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Governo inicia capacitação para Auxiliar Penitenciário da Região Tocantina

Os 180 aprovados no seletivo para Auxiliar Penitenciário na Região Tocantina iniciaram a capacitação nesta segunda-feira (08). O curso, que vai até 19 de junho, é promovido pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Sejap), em parceria com Sest-Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). A carga horária de oito horas/aula por dia segue, em parte, o modelo dos workshops e vai reproduzir em classe  as situações mais frequentes na rotina de um presídio.

Foto 1 Divulgação  Sejap - capacitação

A grade de disciplinas inclui ainda Ética, Direitos Humanos, Lei de Execução Penal, Primeiros Socorros, Defesa Pessoal e Gerenciamento de Conflitos que serão ministradas pelo Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agentes penitenciários e advogados. Os novos auxiliares penitenciários serão designados para as unidades prisionais de Imperatriz, Davinópolis e Açailândia.

“As aulas práticas são apenas uma amostra do que acontece nos presídios, mas é claro que é a experiência mesmo que qualifica o profissional”, afirmou Valmir Nogueira, um dos coordenadores desse programa de capacitação.

O primeiro município a receber auxiliares penitenciários aprovados pelo processo seletivo foi Rosário que, desde 4 de maio tem 23 aprovados efetivados pelo Governo do Estado. Desse número, cinco são mulheres que também têm a tarefa de dar suporte a agentes penitenciários na vigilância e na disciplina intramuros do presídio, no caso, a Unidade de Ressocialização de Rosário com 100 internos.

Cadastro de reserva

O Governo do Estado abriu, também, nesta segunda-feira (08) inscrições para cadastro de reserva para Auxiliar Penitenciário em cinco municípios – Bacabal, Viana, Santa Inês, Coroatá e Pedreiras. As inscrições terminam às 23h59 horas desta quarta-feira (10), e só podem ser feitas pelo site www.sejap.ma.gov.br. Por isso, a Sejap reforçou  a divulgação dos editais nestas cidades.

“Abrimos novos editais para garantir a meta de contratados e termos tranquilidade para convocar os aprovados sempre que necessário para atender os presídios”, declarou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, satisfeito com mais uma etapa cumprida no prazo estipulado pelo governador Flávio Dino para o sistema prisional no primeiro semestre desse ano. “A gestão de resultados que estamos implementando começa a dar resultados práticos”, declarou Andrade.

0 comentários :

Postar um comentário