.

.

Curta o rei no Facebook

.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Dia D contra Poliomielite é realizado com sucesso em Açailândia

Por  Maicon Sousa

O prefeito Juscelino Oliveira fez a primeira vacinação com as gotinhas em uma criança na abertura do dia “D”

IMG-20150819-WA0013

O D contra a Poliomielite, ocorrido no último sábado, 15, em todos País foi realizado com sucesso no município de Açailândia. Uma força tarefa foi montada com servidores da saúde e assim milhares de crianças foram vacinadas tanto na zona urbana como rural. A ação durou o dia todo e atendeu crianças de 0 a 05 anos de idade.

Os pais que não foram ao Posto de Saúde tem até o dia 31 de agosto, quando se encerra a campanha. O prefeito do Município, Juscelino Oliveira, falou sobre o assunto. "É uma parceria do Governo Federal com Açailândia que recebeu as vacinas e tratamos de disponibiliza-la em todos os postos de saúde, tanto da zona urbana como rural. É preciso manter nossas crianças saudáveis", disse.

O que é Poliomielite?

Poliomielite é uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.

A poliomielite foi praticamente erradicada em países industrializados com a vacinação de crianças, inclusive no Brasil, onde a vacina contra a doença foi incorporada à caderneta de vacinas obrigatórios. Mas o vírus causador, no entanto, ainda pode ser encontrado em países da África e da Ásia.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último caso de poliomielite registrado no Brasil aconteceu em 1989. Atualmente, a cobertura vacinal brasileira contra pólio é acima dos 95% - considerada um exemplo para o restante do mundo.

No mundo todo, o cenário da doença também melhorou radicalmente. O número de casos da doença em todo o globo caiu 99% desde 1988, passando de 350 mil para 406 notificados em 2013, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

0 comentários :

Postar um comentário