.

.

Curta o rei no Facebook

.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Iniciado curso de formação de novos promotores de justiça

Foi aberto na manhã desta segunda-feira, 17, na sede da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao Ingresso e Vitaliciamento na Carreira do Ministério Público 2015. O curso é voltado para os novos promotores de justiça substitutos, empossados na última sexta-feira, 14.

Curso Promotores Turma

Na abertura dos trabalhos, a procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, deu as boas vindas aos novos promotores, ressaltando a importância deste momento no aperfeiçoamento profissional de cada um e para o próprio Ministério Público do Maranhão. Regina Rocha ressaltou a necessidade de que os novos membros do Ministério Público do Maranhão tenham responsabilidade e compromisso com a instituição e com a melhoria das condições de vida dos cidadãos pelas comarcas por onde passarem.

O corregedor-geral do MPMA, Suvamy Vivekananda Meireles, falou sobre a importância da entrada no Ministério Público para os novos promotores. "A importância não é só para vocês, de felicidade, de realização pessoal. Mas é humana, porque o papel de vocês é muito importante para a sociedade".

Suvamy Meireles também ressaltou o duplo papel da Corregedoria: ao mesmo tempo um órgão de apoio e orientação mas, também, de cobrança por uma atuação correta dos membros da instituição. O corregedor ressaltou a importância de que o promotor de justiça tenha uma atuação firme, mas refletida e ponderada.

A diretora da ESMP, Ana Teresa Silva de Freitas, destacou que a dedicação e o trabalho serão primordiais na construção da história de cada um no Ministério Público. "Precisamos ter a consciência de que temos a nossa autoridade, mas somos muito pequenos diante da realidade que precisamos ajudar a transformar. Temos que ter em mente, o tempo todo, que estamos a serviço de pessoas que esperam muito de nós", enfatizou.

O presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), José Augusto Cutrim Gomes, ressaltou o bom momento vivido pelo MPMA. Segundo ele, a estrutura oferecida pela instituição está entre as melhores do Brasil, mesmo estando em um dos estados mais pobres do país. Um dos pontos ressaltados pelo promotor de justiça foi o fato de que não há, em todo o estado, nenhuma Promotoria de Justiça funcionando dentro de fórum. "Podem ser espaços simples, mas nós temos a nossa casa, o nosso endereço. O cidadão sabe onde pode procurar o Ministério Público".

Augusto Cutrim também ressaltou a postura de diálogo adotada pela Administração Superior do Ministério Público, que tem gerado bons frutos para a instituição. "Um deles está aqui na nossa frente: são colegas novos, que estão ingressando na instituição".

CURSO

O Curso de Preparação e Aperfeiçoamento destinado ao Ingresso e Vitaliciamento na Carreira do Ministério Público 2015 corresponde à etapa de estágio preliminar dos novos promotores de justiça que ingressaram no MPMA. Durante a primeira semana de atividades, os novos membros participarão de palestras sobre os diversos órgãos e setores que compõem a estrutura administrativa da instituição.

Para a segunda semana de trabalho, está prevista a apresentação dos Centros de Apoio Operacional das diversas áreas aos novos promotores de justiça.

Redação: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

0 comentários :

Postar um comentário