.

.

Curta o rei no Facebook

.

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Governo apresenta novidades nas áreas do CAR e Monitoramento Ambiental na Agritec Caxias

A Agritec - Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão do Território dos Cocais, inaugurada na cidade de Caxias, contará com uma série de atividades para garantir o desenvolvimento social da região, melhoria na produção e geração de renda para a população local. O evento vai reunir durante três dias, instituições associativas, governamentais e privadas, para mostrar o potencial da agricultura familiar organizada e assistida pelo estado.

Foto 1 Sema na Agrictec Novidades nas áreas do CAR e Monitoramento Ambiental

A SEMA – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, vai apresentar durante os dias de feira, uma programação especial de cursos, palestras e oficinas, voltadas para as questões ambientais, além de exposição fotográfica abordando a temática das áreas de conservação  do estado, com destaque para a riqueza do  ecossistema e a diversidade da fauna e flora maranhenses. Por determinação do secretário Marcelo Coelho, a Sema vai apresentar também ao público presente na Agritec, novidades nas áreas de monitoramento e fiscalização ambiental, através da exposição do aerobarco modelo “Aldo Pantaneiro” da MWE Nautica (indústria nacional).

A embarcação é toda equipada com itens de segurança, navega com o mínimo de lâmina d`água, atravessa lama e vegetação aquática, características de rios assoreados e campos da região de baixada maranhense. O modelo é todo em alumínio, mede 5500mx1940mx 2300 mm de altura e transporta sete pessoas, incluindo o piloto. O Aerobarco “Aldo Pantaneiro” é chamado pela indústria náutica brasileira, de barco verde, porque todos seus itens são recicláveis. O veículo é tracionado por uma hélice quadripá e um potente motor VW de 1600/1800cc e 96cv.

Outra novidade da SEMA são os “balcões móveis” do CAR, montados em duas unidades do tipo “furgão”. O veículo é todo equipado para atender os proprietários que desejam cadastrar seus imóveis rurais, medindo até 4 módulos fiscais, situados em assentamentos estaduais de 74 municípios maranhenses, incluídos no Projeto “Maranhão Sustentável” localizados nos  território do bioma Amazônia e parte do bioma Cerrado. Além dos “Balcões Móveis”, esses municípios contarão com um escritório mobiliado, equipamentos como GPS e duas motocicletas de 150cc, para fazer o trabalho de confirmação e fiscalização dos dados prestados pelo proprietário, que estiver se cadastrando no CAR (Cadastro Ambiental Rural).

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, presente à Agritec, disse que a SEMA está encaminhando suas ações no sentido de ampliar o universo de cadastrados no SICAR, através CAR - Cadastro Rural Ambiental, juntamente com outras instituições governamentais, que realizam o mesmo trabalho, seguindo determinação do Governador Flávio Dino. O secretário disse ainda que, dentro dos esforços para estimular o cadastramento dos proprietários de imóveis rurais, a secretaria já realizou este ano, nove capacitações, habilitando 180 pessoas, entre técnicos de prefeituras, sindicatos de trabalhadores rurais e servidores da AGERP, SAF e SAGRIMA, que vão contribuir para cadastrar as propriedades gratuitamente, até o final do prazo determinado pelo Governo Federal.

0 comentários :

Postar um comentário