.

.

Curta o rei no Facebook

.

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Investimentos maciços na saúde já mostram resultados em Açailândia


A Prefeitura Municipal de Açailândia tem se dedicado cada dia a melhorar a vida da população do município, seja com benefícios na infraestrutura, educação, na saúde e também em outras áreas. Recentemente várias vias importantes da cidade passaram por uma total restauração,  bairros que há anos não possuíam ruas asfaltadas, hoje vivem uma nova realidade. Na educação as escolas foram totalmente modernizadas e os alunos tem total condições para adquirir um ensino com qualidade. 

A saúde da população de Açailândia é uma das áreas que mais contou com investimentos nos últimos tempos, contando com a reforma e ambientação do Hospital Municipal de Açailândia - HMA, construção da neonatologia, implantação da Rede Cegonha e conclusão da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, o que levou a Prefeitura Municipal de Açailândia é receber reconhecimento do Ministério da Saúde.

A Prefeitura Municipal também concedeu total apoio para a implantação da Clínica de Nefrologia, a unidade conta com três salas específicas, departamento administrativo, cozinha, recepção, sala de observação, farmácia e outros setores. Quando estiver em pleno funcionamento, vai atender em média 75 pessoas por dia nos três turnos, de segunda a sábado, evitando longas viagens dos pacientes que realizam hemodiálise .
 
Além da ampla reforma no HMA, e da construção da mais moderna UPA do Maranhão, sendo uma das maiores do Brasil, a Prefeitura de Açailândia também reiniciou a construção de diversas Unidades Básicas de Saúde que se encontravam com as obras paralisadas, fazendo com que a população sofresse pela falta do funcionamento básico, ocasionando superlotações no Hospital Municipal.

Através do Programa Requalifica UBS, o Assentamento Conquista da Lagoa foi contemplado com uma moderna Unidade Básica de Saúde. Ao todo a Prefeitura Municipal estar construindo 12 novas UBS. Há anos sem contar com um único Posto de Saúde, a população do bairro Jardim Gloria tem atualmente uma UBS totalmente concluída com instalações modernas, chegando a ser um mini-hospital. A unidade será inaugurada em breve é vai proporcionar um atendimento público humanizado para a comunidade antes desassistida.

A população da Vila Ildemar, maior bairro do município, também foi beneficiada pela Prefeitura Municipal, com a construção de uma moderna Unidade Básica de Saúde, que se encontra localizada na região sul do bairro. Seguindo o alto padrão de qualidade estabelecido pelo Poder Público Municipal, a Unidade conta com modernas instalações e amplas salas que proporcionarão conforto para os profissionais e principalmente aos pacientes.

Dando continuidade ao projeto de revitalização da saúde, a Prefeitura Municipal iniciou as obras de construção da UBS do bairro Barra Azul, no setor da BR 010, próximo ao Centro de Zoonoses. As obras já se encontram em estado avançado e deve ser inaugurada nos próximos dias. 

No Bairro Vila Bom Jardim foram iniciadas três importantes obras, sendo: Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, Unidade de Acolhimento Adulto e Unidade de Acolhimento Infantil. A construção das três Unidades faz parte do plano de enfrentamento e combate ao uso de drogas, um problema que afeta todo o Brasil. Tais locais são preparados para ajudar famílias que passem por esta situação. A equipe de planejamento da Secretaria de Saúde também estuda construir a sede definitiva do CAPS III, que atende pessoas com problemas de transtornos mentais e que vinha funcionando em sede provisória.

Um dos bairros que está recebendo as ações da prefeitura municipal é a Vila Juscelino, que através da secretaria de saúde retomou as obras da Unidade Básica de Saúde UBS, que se encontravam paralisadas, e muito em breve será entregue a população que tanto precisa, e merece ter um atendimento digno e humanizado.

A Secretaria de Saúde comprou com recursos próprios e entregou para a população três novas ambulâncias que atualmente prestam socorro em todo o município, reforçando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

Além disto a Prefeitura de Açailândia adquiriu uma autoclave hospitalar de 320 litros e uma pequena de 60 litros, também comprou uma calandra para lavanderia para o HMA, um aparelho de respiração artificial, equipamentos para o laboratório do Hospital Municipal e 80 computadores para informatizar as unidades básicas de saúde.

0 comentários :

Postar um comentário