.

.

Curta o rei no Facebook

.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Prefeitura inaugura creche “Vovó Nair” na Vila Ildemar

Na última sexta-feira,02, a prefeitura de Açailândia através da Secretaria de Educação, que tem como gestora a educadora Maria Luiza Vieira, que é mais conhecida como “professora Maysa”, realizou a solenidade de inauguração da primeira creche no município de Açailândia e que recebeu o nome de “Vovó Nair”, uma homenagem póstuma à mãe do empresário Lucimar cordeiro que em vida se dedicou, ensinou e sempre foi solidária às crianças daquela vila.

Além da Secretária de Educação Maysa Vieira e da primeira-dama Josélia Santos, representando a gestão municipal, o ex-deputado Sérgio Vieira, Antonio Ferreira, Pastor Cavalcante e todos os secretários do município, a entrega do complexo educacional do PROINFÂNNCIA, contou com a presença do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação - FNDE, doutor Gastão Dias Vieira, o assessor Leonardo Milhomem e ainda o deputado federal Waldir Maranhão e também da imprensa de Açailândia e da vizinha cidade de Imperatriz.

A creche é uma obra executada pelo governo federal em parceria com o município e foi acordada no Termo de Compromisso PAC -202678/2012 e faz parte das ações relativas ao Pró-Infância no âmbito do pacto 02. A unidade inaugurada em Açailândia, trata-se de uma creche tipo-B desenvolvido pelo programa PRÓ-INFÂNCIA e segundo o seu memorial descritivo, a mesma tem capacidade de atender aproximadamente 224 crianças, em período parcial ou 112 em período integral.

A secretária Maysa Vieira, observou durante a inauguração que a creche iniciou a sua construção em 2012, porém esteve paralisada em momentos alternados nos anos subsequentes até o presente ano (2016). Segundo ela, a força tarefa empenhada pela atual gestão, secretaria de educação, juntamente com o presidente do FNDE, Gastão Vieira, possibilitou a concretização dessa tão sonhada obra que foi entregue à população de Açailândia.

Ainda de acordo com a secretária de educação este foi certamente um dos dias mais importantes da sua trajetória como educadora e gestora de educação, cargo que já ocupou alternadas vezes ao longo dos anos como profissional da educação em Açailândia. “ Vou me apoderar de uma frase do Padre Antonio Vieira que diz: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”. E hoje estamos entregando a primeira creche municipal. Não é apenas uma bela obra de estrutura física, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as crianças que terão um ambiente adequado à aprendizagem e os profissionais que com elas lidarão e que através da alegria e do prazer em saber que está a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros cidadãos”, finalizou Maysa.

A inauguração contou ainda com as execução do Hino Nacional e de Açailândia pela banda musical Galleti Beckman; apresentações culturais; dança da saia, pelas crianças do Maternal da Escola Iranilde da Conceição Sobral bumba-boi, pelas crianças da Escola Iranilde Conceição Sobral e a dança da peneira pelas crianças da Escola Vinicius de Moraes.

Justa homenagem-

A creche recebeu o nome de “Vovó Nair, uma homenagem da gestão municipal a uma das pioneiras moradoras de Açailândia. Nair Barros de Souza, nasceu em 18 de julho de 1940 na cidade de Santa Rita do Ituueto-MG, terceira filha do casal Argenor Barros Domingos e Maria Rosa. Católica praticante, desempenhou algumas atividades na igreja. Foi ministra da eucaristia e membro da pastoral da criança o que lhe permitia a realizar um bonito trabalho com as crianças, suas famílias e a comunidade, desenvolvendo atividades ações básicas de saúde, nutrição e educação, o que para era considerava como missão, além de outros atributos de solidariedade em prol dos mais carentes. Ela é mãe do empresário Lucimar Cordeiro, proprietário da empresa Marmogran.

0 comentários :

Postar um comentário