.

.

Curta o rei no Facebook

.

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Semana da pátria é lembrada com desfile cívico

A Prefeitura de Açailândia, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã de terça-feira (06), o Desfile Cívico, alusivo à Semana da Pátria. Este ano as escolas apresentaram o tema: Maranhão de história, costumes e tradições. Este ano os diretores das escolas das redes: municipal, estadual e particular capricharam nos adereços fazendo com que o desfile superasse a expectativas da população, se tornando o maior desfile dos últimos anos com a apresentação de 61 pelotões coordenado pela equipe de professores da Secretaria de Educação.
A programação teve início por volta das 08h00, com a concentração das escolas na Avenida Bernardo Sayão (Antigo “Rabo da Gata” e encerramento na Praça do Pioneiro por volta da 11h00. O evento contou ainda com a participação da tropa do Exército Brasileiro (50º. Batalhão de Infantaria e Selva) 50º. BIS de Imperatriz, Polícia Militar de Açailândia, Corpo-de-Bombeiros, anda da Assembleia de Deus e ainda o pelotão da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação (MDE) e a banda de música Galletti Beckmam.
Para o palanque oficial, foram convidados de honra, o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, a primeira-dama Josélia Santos, o vereador Aluísio Sousa, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Aníbal, vereador Carlinhos do Fórum, Tenente Thiago Henrique, que representou o Cel. Furtado do (50ºBIS), Major Sérgio Dutra, (5ª. CIA) e ainda o major Isael do Corpo-de- Bombeiros de Açailândia e todos os secretários de governo.
A secretaria de Educação Maysa Vieira, abriu o desfile, falando aos presentes que a prefeitura de Açailândia através da sua pasta está resgatando o desfile de sete de setembro, pelo fato de todos os açailândenses também serem brasileiros e com certeza “uma brava gente” como diz o Hino Nacional Brasileiro. Fortaleceu ainda dizendo que todos jamais fogem à luta. Ela disse que a ideia da administração municipal resgatar, a cultura, o esporte e o patriotismo, além de toda as datas importantes.
Já o prefeito Juscelino, foi breve em suas palavras, esquecendo o lado político, se voltando para o patriotismo lembrou de quando era estudante e tinha o prazer de desfilar e cantar o hino nacional todos os dias nas escolas antes de entrar em sala de aula. Falando sobre o momento que ora se comemorava a independência do Brasil disse que estava muito feliz em ver aquelas crianças com muita dedicação participando daquele momento cívico que ele pretende resgatar e cada vez realizar um desfile melhor e mais bonito, objetivando principalmente o patriotismo que por conta da correria do dia-a-dia está fazendo as pessoas deixarem de lado este ato tão importante e significativo para cada um de nós, disse.

As escolas brilharam no desfile e a população acompanhou de perto as apresentações que pedia o tema: a dança do Bumba-boi que contava a história da escrava “Catirina”, a lenda da serpente que está enterrada no fonte do ribeirão, a história das ferrovias maranhenses, cocais e a flora maranhenses, os indígenas, exploração do pau-brasil, navegantes chegando ao Brasil. Quilombolas, a balaiada, o babaçu e as quebradeiras de côco, os cantores e poetas maranhenses, além de outras apresentações como as das escolas de capoeira e Jiu-jtsu de Açailândia.

0 comentários :

Postar um comentário