.

.

Curta o rei no Facebook

.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

AÇAILÂNDIA - MPMA e parceiros lançam campanha Maranhão na Prevenção às Drogas



O Ministério Público do Maranhão promoveu nesta quinta, 6, no auditório da Câmara de Vereadores de Açailândia, o lançamento da Campanha Maranhão na Prevenção às Drogas. Nesta sexta, 7, o lançamento será em Imperatriz, pela manhã, e em João Lisboa à tarde.
O diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais, promotor de justiça Marco Antonio Santos Amorim, presidiu o evento,representando o procurador-geral de justiça,Luiz Gonzaga Martins Coelho. Também estiveram presentes o diretor das Promotorias de Justiça de Imperatriz, Ossian Bezerra, e os promotores de justiça de Açailândia, Sandra Fagundes Garcia, Gleudson Malheiros, Samira Mercês dos Santos e Camila Gaspar Leite. Representantes das instituições parceiras também compareceram ao lançamento.
Marco Antonio Amorim citou dados do Atlas do Desenvolvimento Humano, em que mostra Açailândia como uma das cidades com maiornúmero de usuários de drogas no Maranhão, além de possuir cerca de 17,66% de jovens, de 15 a 24 anos, fora da escola. Marco Antonio lembrou que o uso de drogas leva muitos usuários a entrarem na criminalidade.Para sustentar o vício, o jovem usuário de drogas começa furtando pequenos objetos,como celulares, depois motos e acaba sendo preso ou morto”, enfatizou.
A coordenadora da campanha em Açailândia, promotora de justiça Sandra Fagundes, já desenvolve um trabalho de conscientização nas escolas com o projeto “Quem escolhe seu caminho: você ou as drogas?”. Sandra Fagundes falou dos objetivos da campanha e do planejamento de ações que envolve os parceiros e a sociedade, como a criação de conselhos municipais na prevenção às drogas.
Este trabalho vai além da prevenção e do tratamento, porque elenca uma política de leis municipais que estejam funcionando para que venham fundos da União e dos estados para reforçar este trabalho”.
Célia Regina, diretora da Escola Municipal Simone Macieira, levou os alunos para o lançamento da campanha. Ela disse que a unidade escolar em que ela trabalha foi a primeira a ter um conselho de prevenção às drogas e que o projeto pode ajudar a intensificar o trabalho realizado.
Nós trabalhamos com uma comunidade carente e já conseguimos tirar muitas pessoas do consumo e tráfico de drogas. Com o apoio das instituições vamos conseguir resgatar mais pessoas”, ressaltou a diretora.
CAMPANHA
A campanha é promovida pelo Comitê Estadual de Prevenção às Drogas, formado pelo Ministério Público do Maranhão, Tribunal de Justiça do Maranhão, Câmara dos Deputados e Polícia Rodoviária Federal, com apoio do Governo do Maranhão, Federação dos Municípios do Maranhão e Polícia Federal.
Por meio da ação coordenada entre as instituições, o comitê busca o desenvolvimento de políticas públicas sobre drogas no Maranhão, incentivando a criação de fóruns, conselhos, serviços de prevenção, tratamento e acolhimento dos usuários. A campanha tem como público-alvo de suas ações adolescentes e jovens de 12 a 29 anos.
NÚMEROS
De acordo com pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com estudantes concludentes do 9° ano em escolas públicas e privadas de todo o país, o percentual de jovens que usaram drogas ilícitas subiu de 7,3% para 9% entre 2012 e 2015. Já a taxa de garotos e garotas que já consumiram álcool subiu de 50,3% para 55,5% no mesmo período.
Redação: Iane Carolina (CCOM-MPMA)

0 comentários :

Postar um comentário