.

.

.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Prefeitura e Sebrae realizam o I – Fórum de Desenvolvimento Sócioeconômico da Região Pré-Amazônia

Prefeitura e SEBRAE

Na manhã desta quinta-feira (24), o Sebrae juntamente com a Prefeitura de Açailândia e parceiros, realizaram no auditório do SEBRAE- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o I – Fórum de Desenvolvimento Socioeconônico da Região Pré-Amazônia. O encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Açailândia, municípios pertencentes à regional de Açailândia e empresas interessadas na fomentação do desenvolvimento socioeconômico da região sul-tocantina.
O fórum, bem como as parcerias envolvidas na realização do evento, tem como objetivo ampliar e fortalecer as estratégias de fomento aos pequenos negócios locais e em toda a região, além da melhoria do ambiente de negócios, tendo como atrativo mais no Fórum investidores de pequenos e grandes empreendedores.
Serviu também para pautar, garimpar sugestões que devem ser apresentadas no Fórum Estadual nos dias 11 e 12 de junho/18 em São Luis / MA. Ao final dos debates, por meio de eleição, Cidelândia, foi o município mais votado para sediar o próximo fórum em 2019, em data ainda a ser definida pela comissão organizadora do evento.
O Sebrae, por meio do gerente da Unidade Regional de Açailândia, Rodrigo Silva Lucena, deu abertura ao evento desejando boas-vindas às caravanas e convidados, chamando a atenção de todos para os temas a serem focados nas palestras durante a realização desta primeira edição do fórum realizado na cidade de Açailândia. Serviram como base para debates os seguintes temas: Retenção e apreensão de produtos do MEI dos postos fiscais; Crescimento de agronegócio e a produção de ferro e aço na região; Taxa de licença de funcionamento única da polícia civil, para grandes e pequenos estabelecimentos comerciais (Bares, restaurantes e afins); Sistema de monitoramento da Lei Geral (Eixos, desburocratização); mudanças no Simples Nacional e seus impactos nas MPE’s ; impacto do crescimento dos planos de eucaliptos e soja na região (Rodada de discursão entre as empresas, produtores e investidores) e finalmente a definição do local que deverá sediar o próximo fórum.
Por motivo de agenda lotada, dois palestrantes ficaram impossibilitados de cumprir compromisso de palestrar em Açailândia, mas, mesmo assim, o fórum foi muito bem servido de palestrantes, a exemplo do contábil e consultor do Sebrae em Imperatriz, Willian Romeu, o diretor do Departamento de Tributos do Município de Açailândia, José Francisco da Cunha Melo, Ivan José e Oscar Fernandes, Secretário de Agricultura de Açailândia. Para o gerente regional do Sebrae Rodrigo Lucena, a importância do fórum é debater e encontrar soluções que possam garantir o desenvolvimento da região.
“A ideia, que saiamos daqui com uma pauta de soluções e propostas de melhorias para os empresários da nossa região. Nesta reunião, vamos também definir algumas diretrizes que venham implementar a pauta de mudanças e que estas sejam colocadas em prática a nível municipal”, ponderou Rodrigo. Já o diretor do Departamento de Tributos, José Francisco, o encontro serve para se fazer reflexões sobre a real situação econômica do município, além de discutir propostas que tragam o crescimento econômico, bem como a geração de emprego e renda na região. “O objetivo do fórum é estar compartilhando com os representantes dos municípios vizinhos o desenvolvimento de propostas para serem discutidas no fórum estadual, além também de estar criando um ambiente de discussão e propostas positivas e ter como resultado final saldo positivo na área de desenvolvimento para o nosso município”, ressaltou Francisco.
Para a Secretaria de Agricultura do município de Açailândia, é uma oportunidade de apresentar o potencial da agricultura da nossa região “Estamos como convidado para participar deste evento como palestrante e como temática ministrarei especificamente sobre o desenvolvimento rural e crescimento econômico de Açailândia dentro do agronegócio que é uma grande potência na região tocantina”, disse Oscar Fernandes, ressaltando o apoio do prefeito Juscelino Oliveira em dar todo suporte para necessário para desenvolver a agricultura do município.
Finalizando, o Secretário de Indústria, Comércio e Urbanismo, disse que a realização deste primeiro fórum em Açailândia é de muita importância para a região. “Este evento vai dar abertura para fomentar a economia do município e região. A prova disso, é se ver a participação em massa de representantes de todos os municípios que compõem a regional de Açailândia, lembrando que esta parceria Sebrae e prefeitura só tende a alavancar o evento que vai alavancar com muito gigantismo a economia da região e principalmente do nosso município que só tem a ganhar com mais investimentos e investidores”, finalizou Cleones Matos.
ASCOM/PMA
Por Antônio Maria

0 comentários :

Postar um comentário