.

.

.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Sarney Filho Experiência para vencer os desafios do século XXI



Sempre trabalhei pelo desenvolvimento sustentável, que estabelece novos padrões de produção e consumo, promovendo a sustentabilidade no uso dos recursos naturais e abre novas oportunidades de emprego e renda. O crescimento econômico não é prejudicado, ao contrário, ele ganha outros rumos, que garantem condições para empreendimentos mais estáveis e duradouros.
Se trago comigo para o Senado muita experiência e responsabilidade como legislador e gestor, carrego também a força e a coragem de quem sempre lutou para a abertura de novos caminhos políticos, econômicos e sociais. Domino um elemento fundamental para o exercício da boa política: a construção de soluções de consenso, transparentes, que surjam da interação dos diferentes setores, sem preconceitos ideológicos ou partidários.
Para a solução dos problemas da cidade e do campo, essa dupla aptidão é essencial: experiência para aprender com os acertos e erros do passado, e para exercer de forma equilibrada o diálogo democrático, mesmo nos momentos mais difíceis; e um espírito aberto e jovem, para lidar de forma inovadora com os desafios impostos pelo século XXI.
A luta contra a desigualdade social precisa de novos caminhos. Devemos abrir mais frentes de trabalho, dentro de uma economia verde, que valorize a riqueza natural e cultural do nosso povo. Os programas de distribuição de renda são muito importantes, e devem ser acompanhados de investimento maciço em capacitação e ensino técnico. Assim, as empresas passam a empregar a população local para suas demandas de pessoal.
É necessário investir em transporte e moradias sustentáveis, privilegiando fontes limpas e renováveis de energia, e com respeito à acessibilidade para pessoas com deficiência. A revitalização dos rios que abastecem as cidades, para garantir água em quantidade e de qualidade, assim como o saneamento básico, com a universalização do serviço de coleta e tratamento do esgoto, também é fundamental. Outro grande desafio é dar o apoio necessário aos municípios, com suporte legal e econômico, para a solução da gestão dos resíduos sólidos.
Além disso, o fortalecimento da educação e da saúde são prioridade absoluta para qualquer programa sério para os municípios, estados e todo o país. Temos que dar condições de pleno funcionamento à Estratégia Saúde da Família, aumentando o número de pessoas atendidas, com foco na prevenção.
Uma bandeira que tenho carregado de forma vitoriosa é a dos agentes de saúde. A valorização salarial e a conquista de melhores condições de trabalho para profissionais que atuam da linha de frente no combate a alguns dos problemas mais sérios da população, como saúde, educação e segurança, devem ser vistas pelo poder público como investimento para o futuro.
A agricultura familiar, o extrativismo e o turismo ecológico e cultural merecem um maior incentivo, pois são atividades que mantêm a dignidade da vida daqueles que as exercem, enquanto cuidam do bem estar de toda a sociedade, pois aliam produção e proteção, e ainda unem as comunidades entorno do bem comum.
Essas são algumas das áreas em que tenho ações bem sucedidas e propostas. Com experiência, responsabilidade, força e coragem, vamos construir um futuro melhor.
Sarney Filho
Deputado federal (PV) e ex-ministro do Meio Ambiente

0 comentários :

Postar um comentário