.

.

.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Número de suicídios em Açailândia esse ano já chega a 10 mortes, enquanto 2017 faram 03




De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Açailândia, enquanto 2017 registrou durante todo o ano, apenas 03 mortes por suicídio em todo o município, esse ano já chega a 10, ainda faltando menos de 3 meses para terminar o ano.

De acordo com dados da secretaria repassados a nós, em 2017 os casos de suicídios registrados, foram registrados nos bairros do Jacu (1), Vila Ildemar (1) e Vila Bom Jardim (1), as vítimas tinham idades entre 19 e 60 anos de idade.

Já esse ano até o mês de setembro foram registrados 09 casos em todo o município, as vítimas tinham entre 19 e 80 anos, os bairros onde ouve casos de suicídios foram Parque das Nações (1), Jacu (2), Plano da Serra (4), Vila Flávio Dino (1), Nova Conquista (1) e Pequiá (1).

O que mais chama atenção é número de mortes esse ano que chega a um total de 09, enquanto que em 2017 foram registrados 3 mortes. O bairro com maior número de mortes é o Plano da Serra que registrou esse ano 4 casos.

De acordo com especialistas, as causas de suicídios são problemas que poderiam ser evitados:

Solidão, Depressão, Doença, Problemas conjugais e de relacionamentos, Dificuldades financeiras ou profissionais, Bullyng, Problemas na adolescência, perdas de familiares, Uso de drogas, Timidez.



Segundo o Ministério da Saúde, suicídio entre jovens é a quarta causa de mortes no Brasil. Ainda de acordo com o ministério da saúde, entre 2000 e 2016 o Brasil foi de 6.780 para 11.736, uma alta de 73% nesse período, os dados são referentes a jovens e idosos.

De acordo com a OMS, 32 pessoas morrem por dia no Brasil, uma a cada 45 minutos.
No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são registradas 800 mil mortes por ano, esse tipo de morte é o 13ª de morte no planeta entre Jovens de 15 a 29 anos.

Em 2016, o Maranhão registrou 290 casos de suicídios, de acordo com A Secretaria de Estado de Segurança, em todo o estado há 74 Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), onde pessoas com doenças mentais como depressão, esquizofrenia e transtornos mentais relacionados a álcool e outras substancias podem ser acompanhadas.  

Em Açailândia existe apenas 1 CAPs, no site do Ministério da Saúde, consta 2, em funcionamento mesmo só existe 1 no bairro Getat.


Como evitar suicídios:
Especialistas dão dicas de como evitar suicídios;

1) A pessoa deve procurar ajuda profissional imediatamente;
2) Ligue ou vá ao hospital;
3) Converse imediatamente com uma pessoa de confiança;
4) Espere pela ajuda;
5) Busque ajuda de um profissional de saúde mental;
6) Converse com um líder espiritual;
7) Encontre um grupo de apoio;
8) Livre-se de quaisquer objetos que possam facilitar o suicídio;
9) Não fique sozinho;
10)  Elabore um plano de segurança;
11)  Evite consumo de drogas e bebidas alcoólicas.

0 comentários :

Postar um comentário